A Associação OSGEO-PT

A OSGeo-PT nasceu da vontade de ter em Portugal um local de encontro para os entusiastas de software aberto em Sistemas de Informação Geográfica, à semelhança da Fundação OSGeo internacional. Esta comunidade deverá abranger utilizadores, programadores, empresas, entidades oficiais, e NGO’s. Mais abaixo pode ver uma ilustração da história da associação.

A OSGeo-PT pretende ser o Capítulo Local da OSGeo, seguindo os mesmos princípios, de promover esta metodologia de abertura quer no código das aplicações, quer na utilização dos dados, e na implementação de padrões de interoperabilidade. A OSGeo promove e apoia projectos como o QGIS, GeoServer, MapServer, entre muitos outros.

Qualquer indivíduo ou organização pode fazer parte da associação OSGeo-PT, bastando para isso inscrever-se, mas o mais importante é a sua participação e envolvimento na comunidade de utilizadores Open Source na área dos Sistemas de Informação Geográfica, que pode fazer a vários níveis. Veja como começar na página Como Participar.

Associe-se

Em 2015, na Assembleia Geral, votou-se a favor de quotas de 12€ por ano como forma de garantir a sobrevivência da associação, reunindo alguns fundos mínimos para despesas gerais, como contabilidade, e para apoiar projectos nesta área. Todo o trabalho é voluntário, sendo os órgãos sociais eleitos para mandatos de apenas 2 anos.

Para os membros associados a vantagem principal é ter voz activa na associação, apoiar a continuidade da associação, garantindo a existência de uma representação formal quando necessário (protocolos, emitir pareceres técnicos, participar em discussões públicas). Para as empresas, existe a vantagem adicional de ver reconhecido o seu compromisso com o software, padrões e dados livres, vendo o seu logótipo apresentado na página da OSGeo-PT.

Associar-se – (quase) não custa nada!

História da OSGeoPT