Chamada para apresentações de comunicações orais e posters no SASIG 2015

call4papers

O sucesso das Jornadas SASIG 2015 depende muito da participação dos membros desta comunidade como disseminadores do conhecimento. O SASIG 2015 pretende ser um espaço de partilha de experiências, conhecimento e de disseminação de saberes inovadores na área dos Sistemas Abertos para SIG, assim convidam-se todos os interessados à apresentação de trabalhos em comunicação oral ou póster. Os trabalhos a ser submetidos para análise poderão ser em forma de comunicação oral ou poster, de seguida apresentamos os temas, regras e datas para a submissão.

Conjunto de temas que podem propor

  • Novos desenvolvimentos em software aberto para SIG
  • Transição de software SIG proprietário para aberto
  • Modelos de negócio para software SIG aberto
  • Casos de estudo de software aberto aplicados às mais diversas áreas
  • Infraestruturas de dados espaciais suportadas por software aberto

  • Interoperabilidade e standards
  • Formação e suporte em software SIG aberto
  • Dados, conteúdos e arquiteturas abertas
  • Informação geográfica voluntária na produção de cartografia
  • Outros temas multidisciplinares transversais à temática do software aberto para SIG

Tipo de Trabalhos

Todos os trabalhos aceites para serem apresentados no SASIG 2015, quer sob a forma de comunicação oral quer sob a forma de póster, serão publicados no “Livro de Atas do SASIG 2015” (com ISBN próprio solicitado para o efeito e licença Creative Commons.

Consequentemente, todos os trabalhos (poster ou comunicação oral) propostos para serem apresentados publicamente no SASIG 2015 e posteriormente publicados no “Livro de Atas do SASIG 2015” terão de ser previamente submetidos à apreciação da Comissão Científica na forma de “artigo”, cumprindo escrupulosamente as regras para autores que constam do modelo em word disponível no link.

Os autores terão de assinalar no respetivo modelo devidamente preenchido com os conteúdos referentes à sua apresentação qual a modalidade preferencial para a mesma (unicamente comunicação oral, unicamente póster, comunicação oral ou póster ao critério da comissão científica do SASIG 2015).

O formato dos posters a apresentar no SASIG 2015 é livre havendo apenas como restrição o seu tamanho máximo: A1 com orientação vertical (tipo “retrato”).

Envio das comunicações

A submissão das propostas é feita unicamente por e-mail para artigos.sasig2015@osgeopt.pt até ao dia 31 de Maio 28 de Junho (inclusive), com as seguintes características:

  • Assunto: “Submissão de Resumo SASIG 2015 – Nome e Apelido do 1º Autor” (exemplo: Submissão de Resumo SASIG 2015 – Maria Matos);
  • Anexo: Artigo científico em formato word usando o modelo fornecido em site devidamente preenchido e que cumpra escrupulosamente as regras para autores previamente definidas. O nome ficheiro word enviado deverá obedecer à seguinte configuração: Nome_Apelido_SASIG2015.doc (exemplo: Maria_Matos_SASIG2015.doc).

As propostas para apresentação de comunicação oral e póster serão selecionadas pela Comissão Científica da Jornadas SASIG 2015. Os autores serão informados dessa seleção até ao dia 30 de Junho 12 20 de Julho (inclusive).

Apresentação das comunicações orais

A duração de cada apresentação oral deve-se ajustar a um tempo máximo de 15 minutos, que será rigorosamente controlado pelo moderador de cada sessão temática.

Apresentação dos posters

O programa oficial das “Jornadas SASIG 2015” incluirá períodos nos quais será sugerido a todos os conferencistas a consulta dos posters exibidos, com a possibilidade de contacto direto com os autores dos mesmos.

Partilhar:Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on Facebook